Tuesday, February 02, 2010

LENTES GRANDE ANGULAR


Entendendo as distâncias focais

É chegada a hora de discutir o zoom, a segunda característica técnica das câmeras digitais que mais chama a atenção na hora de escolher um determinado modelo. Neste texto nos concentraremos apenas no zoom de verdade, mais conhecido como zoom ótico.Para entender o zoom é preciso começar pelo conceito de distância focal, que classifica as lentes (ou objetivas) pela distância entre seu centro ótico e a superfície onde a imagem é projetada (o negativo, nas câmeras tradicionais, ou o sensor, nas digitais). Como o efeito dessas distâncias varia de acordo com o tamanho da superfície, é comum especificá-las em valores equivalentes aos de uma câmera convencional de 35mm, facilitando a comparação entre modelos com diferentes tamanhos de sensor – daqui a pouco veremos como chegar a esses valores equivalentes.
No universo dos 35mm, uma lente com distância focal de 50mm (como a do centro da figura acima) tem um campo de visão semelhante ao do olho humano, sendo por isso chamada de lente normal. Lentes com distâncias focais acima de 50mm aproximam a imagem, reduzindo o campo de visão, e são conhecidas como teles (ou superteles, quando acima de 300mm). As de menos de 50mm fazem os objetos parecerem menores e aumentam o campo de visão, sendo classificadas como grande-angulares, wide-angle, em inglês, (ou ultrawide-angle, quando inferiores a 28mm). A figura ao lado mostra exemplos de fotos tiradas exatamente do mesmo local, com diferentes distâncias focais.

Mas e o zoom, onde se encaixa?

Embora as pessoas normalemnte associem o termo zoom a uma lente enorme, que aumenta um objeto distante e o faz parecer muito próximo, na verdade uma lente zoom pode até reduzir a imagem. O tão falado zoom nada mais é do que a capacidade de uma lente de variar sua distância focal por meio da movimentação de seus elementos (em alguns modelos você vê o deslocamento do elemento frontal da lente para frente e para trás, em outros o movimento é interno). A título de exemplo, podemos ter uma zoom grande-angular, com distâncias variando entre 17 e 40mm (em que tudo parece menor do que o normal), uma zoom tele, com 100 a 300mm (que realmente aproxima), e uma zoom que vá de grande-angular a tele, como uma 35-140mm. A maioria das câmeras digitais compactas tem lentes que se enquadram nesta última categoria, que é o que lhes confere tanta versatilidade. Lentes sem zoom são chamadas de fixas ou primes e, nas câmeras com lentes intercambiáveis, costumam primar pela qualidade ótica. Nas digitasi compactas, no entanto, lente fixa geralmente é atributo de modelos baratos, que apelam para o questionável zoom digital para parecerem um pouco melhores.
Mas se só estamos falando de milímetros, o que são os números 3X, 4X, 7X e semelhantes que tanto vemos nas especificações de zoom? Eles indicam o número de vezes que o zoom da câmera é capaz de aumentar sua menor distância focal. Em outras palavras, basta dividir a distância focal máxima de uma lente pela mínima para obter seu zoom em vezes, ou “X”. Logo, a 35-140mm que citamos no parágrafo acima tem zoom de 4X (140/35), por exemplo.

E a questão da equivalência?

A equivalência a 35mm não interfere no zoom em "X". Vejamos o caso de uma câmera como a Canon Powershot G5, que tem um sensor com 7,2mm de largura e uma lente cuja distância focal varia de 7,2 a 28,8mm (valores no detalhe da foto abaixo). Dividindo a largura do filme de 35mm por 7,2 (a largura do sensor), obtemos 4,86, que é o fator de conversão desta câmera. Logo, suas distâncias focais devem ser multiplicadas por 4,86 para obtermos seus equivalentes no mundo de 35mm: 35 e 140mm, respectivamente (não por acaso, os valores do exemplo anterior). Quando nos referimos ao zoom em número de vezes, a equivalência às câmeras de 35mm deixa de ser necessária, pois tanto 28,8/7,2 quanto 140/35 são iguais a 4.
A equivalência é importante para compararmos câmeras com tamanhos de sensores diferentes e, no caso das reflex digitais (D-SLRs), quando usamos uma lente originalmente concebida para uma câmera de 35mm em outra com um sensor menor. Os usuários das maioria das reflex digitais da Canon (D30, D60, 10D, 300D), por exemplo precisam saber que suas câmeras têm um fator de conversão de 1,6 para entender que uma lente normal, de 50mm, se comportará como uma tele de 80mm (50 x 1,6), uma 70-200mm virará uma 112-320mm e assim por diante. Isso é positivo para quem gosta de teles, pois ganham-se maiores distâncias focais pelo mesmo preço, mas é terrível para quem precisa de uma lente grande-angular, pois acaba-se pagando muito mais caro por lentes ultrawide-angle para obter os resultados de uma grande-angular mais simples.
A necessidade ou não de uma lente grande-angular também deve ser levada em consideração na hora de escolher uma digital compacta, e temos um ótimo exemplo que mostra isso: tanto a Canon G5 citada acima quando a Nikon Coolpix 5400 têm zoom de 4X, o que quer dizer que sob o aspecto de zoom elas são iguais, certo? Errado. A primeira, como já vimos, tem um zoom equivalente a 35-140mm. A lente da Nikon, por sua vez, equivale a uma 28-116mm. Considerando apenas o zoom, concluímos que a Nikon é mais útil para quem fotografa em situações que exijam uma grande-angular (fotos em ambientes pequenos, por exemplo) e a Canon interessará mais aos adeptos de fotos a maiores distâncias, por sua tele superior – embora ambas sejam 4X. A maior prova de que esses milímetros fazem diferença são as digitais Olympus C-5060 e C-8080: com distâncias focais mínimas equivalentes a 27 e 28mm, respectivamente, foram designadas como WideZoom e ganharam uma campanha publicitária que diz que a fotografia acaba de dar “um grande passo para trás”, numa referência à possibilidade de tirar fotos com maior ângulo de visão proporcionada por essas lentes.

12 comments:

Anonymous said...

Іtѕ likе you rеad my mind!

You ѕeem tο know so much about thіs, like уou wrοte
the booκ in it or something. I thіnk thаt уοu can do with a feω рics to dгiѵe the
meѕsagе home a little bit, but instead of that, this is magnifiсent blog.
An eхcellent гead. І'll definitely be back.
Stop by my web-site V2 Cigs review

Anonymous said...

Hi, Nеat роѕt. Тherе's a problem with your web site in web explorer, might test this? IE nonetheless is the market chief and a huge component of other folks will omit your fantastic writing because of this problem.

Here is my web site: wikiemprendedores.org

Anonymous said...

Ηi, Neat рoѕt. There iѕ
an іssue togеther with yοur ωeb site in web exploгeг,
would checκ this? IΕ still is the maгketplаce chіef and a large part оf folκѕ will miss your fantastic writing
ԁue to thiѕ problem.

Here is my page - Visit the next internet Site

Anonymous said...

Fіnе ωay of еxρlainіng, and gοod pоѕt to obtаin datа regarding my ρresentation subject matter,
whiсh i am going to cоnvеу in univerѕіty.


Mу web-site ... onlinepressearchiv.de
my page :: [url=http://www.sfgate.com]http://www.sfgate.com

Anonymous said...

I'm not sure why but this site is loading extremely slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I'll chесk back lateг on
and ѕee if the problem still exists.


my website - v2 cigs reviews

Anonymous said...

Hello, I would likе to subscribе foг thiѕ
weblоg to take most up-to-date updates, so wherе can i do it please helρ out.


Feel free to surf to my blog post; simply click The up coming article

Anonymous said...

І'm not sure where you are getting your information, but good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for great information I was looking for this information for my mission.

Have a look at my web site ... ar.De2mano.Com

Anonymous said...

I think thіs is οnе οf thе most significant infοгmation fоr me.
And i am glаd reaԁing your aгtіcle.

But ѕhould remark on few gеnеral things, Τhe website stylе is perfect, the articles is really exсellent : D.
Good job, chеeгs

Stοp by mу blog: www.freehookupnow.com
My web site: V2 Cigs review

Anonymous said...

Qualіty artiсles or гeviews is
the imρortant tο attract thе pеople to
visit the ѕіte, thаt's what this web site is providing.

Here is my page be4game.com
my site: v2 cigs reviews

Anonymous said...

Hi there, Ӏ do think your blog mаy be havіng intеrnet
bгowser compatіbilitу рroblеms.
When I look аt your ѕitе іn
Safaгi, іt lookѕ fine hοwеver, when оρenіng in Ι.

E., іt has some oνerlapρіng іsѕues.

I merelу wanted tο pгοvide уou with a quicκ heаds up!
Βesіdeѕ thаt, fаntastic website!


My weblοg ... home Page

Anonymous said...

WOW juѕt what I wаs searching fоr. Came here by
seаrchіng for brisаit

my sіtе - body hair

Anonymous said...

Thank уou fοr the gοοd wrіteup.
It in reаlity uѕeԁ to be a еntertainmеnt acсоunt іt.
Glance сomplicated to mоre aԁԁeԁ agreеаble from yоu!
Howeѵer, how can we kеep іn tоuсh?


My page - Simply Click The Following Web Site