Monday, January 24, 2011

FOTOS CONTRA A LUZ




Fotos contra a luz podem ficar muito bonitas, mas se sua intenção é fotografar pessoas, por exemplo, é necessário que você utilize luz direta sobre o objeto para que não fique escuro. Se você estiver fotografando em ambiente aberto e estiver contra o sol, utilize o flash da sua câmera. O flash vai iluminar o objetivo e sua foto não vai ficar escura. O plano de fundo da foto, porém, não será iluminado a não ser que esteja bem próximo do objetivo, onde a luz do flash ainda possa alcançar. Tente ficar à menos de 5 metros de todos os objetos que você quer incluir na sua foto.
Os efeitos das fotos em contra-luz podem ser muito bonitos. Se você estiver fotografando uma paisagem , você pode aproveitar a luz do sol para criar um desenho de sombras. Deve tomar cuidado apenas para não apontar a objetiva diretamente para o sol ou você poderá ter um efeito desagradável.
Os horários mais favoráveis para fotos em contra-luz são logo no começo da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está próximo da linha do horizonte. As fotos ao meio-dia terão o sol perto dos 90º em relação ao horizonte, o que vai produzir poucas sombras ou linhas de silhueta.
Um efeito interessante, porém algumas vezes indesejado é o "lens flare". Ocorre quando a luz do sol reflete na lente da câmera, produzindo alguns "raios de luz" na imagem. Pode produzir um tom artístico, como pode atrapalhar o objetivo de sua composição. Na dúvida, utilize um parasol para proteger os raios solares que podem atingir a lente nos ângulos capazes de produzir o "lens flare". 

Fonte: Dicas de fotografia

No comments: