Friday, January 21, 2011

MACROFOTOGRAFIA E CLOSE - UP

A macrofotografia é extremamente apaixonante, ela tem a capacidade de apaixonar qualquer fotógrafo profissional ou amador. Mas tirar fotos em macro não é uma tarefa fácil, as vezes o que é sempre, precisamos somar paciência, rapidez e habilidade para não perder o clique mágico. Mas qual é a magia que atrai tanto para esse tipo de fotografia? Podemos dizer que ser macrofotógrafo aqui no Brasil é padecer no paraíso. O Brasil rico em belezas naturais, suas enormes áreas verdes é um verdadeiro tesouro para o macrofotógrafo. Os besouros, por exemplo, é a espécie que mais povoa a Terra, no mundo inteiro tem cerca de 300 mil espécies e só no Brasil são 60 mil. E outro exemplo, são as borboletas, 120 mil espécies e aqui no Brasil são 40 mil das mais belas do mundo. O Brasil é uma terra abençoada por ser tão rica em diferentes espécies de animais, isso tudo enlouquece qualquer fotógrafo. Mas é claro que a macrofotografia não é só apenas de seres vivos, mas as macros de seres vivos são as que mais enchem nossos olhos de beleza.

Por definição macrofotografia é a arte de ampliar detalhes ou pequenos objetos, e assim revelar a beleza escondida, imperceptível aos olhos humanos. 

Existem alguns equipamentos que auxiliam a macrofotografia, como por exemplo: 
1. Objetivas macro – São projetadas para se ter o máximo de focalização em toda a foto, pois utilizando acessórios para macrofotografia temos grandes perdas nas bordas do quadro. As objetivas Macro possuem um cilindro helicoidal, podendo focalizar de infinito até em escala de 1:1 (um centímetro do filme equivale a um centímetro do real). São desvantagens das Objetivas Macro possuem custo elevado e pequena luminosidade, mas já existem objetivas com boa luminosidade, entretanto o custo é ainda maior. Aqui as objetivas ainda podem ser divididas em objetivas normais macro, Teleobjetiva macro, Objetivas Zoom Macro.2. Tubos (anéis de extensão) - São tubos, sem lentes, que aumentam a distância entre a objetiva e o filme. São colocados entre a objetiva e a câmera. Os tubos de extensão são vantajosos pois possuem peso reduzido, não exigem lentes (não provocando distorção óptica), mas dificultam a operação de troca, e para se conseguir tamanho exato de imagem, interferem na fotometria. 
Costumam ser vendidos em jogos de três unidades que podem ser usadas em diversas combinações. Há tubos manuais e automáticos: no primeiro caso, não há conexão entre a câmera e o mecanismo de fechamento do diafragma da objetiva; no último, este continua a funcionar normalmente. 
3. Anel Inversor - Inverte a objetiva, a parte anterior da objetiva é acoplada na câmera com o uso deste anel, possibilitando fotos a curta distância. 4. Lentes de Aproximação - Funcionam como uma lente de aumento comum, sendo rosqueada na objetiva (ou adaptador), são chamadas também de "Filtros Close-up". Têm como vantagens seu uso não envolver modificações na exposição das fotos; são baratas e fáceis de usar. E como desvantagens não permitem proporção alta da imagem; provocam perda de nitidez e distorção da imagem, exigem diafragma fechado pela sua esfericidade. 



Fonte: Macrofotografia e Close-Up

No comments: